A Gontijo é uma empresa que tem uma história interessante com modelos icônicos como o Nielson Diplomata e o Busscar Jum Buss 360 Scania K113, conhecido carinhosamente como “Boi Bandido”.
O Nielson Diplomata foi um dos primeiros ônibus rodoviários de grande expressão no Brasil com grande sucesso durante os anos 70, 80 e 90 na Gontijo, marcando uma época onde a robustez e o conforto começaram a ser mais valorizados nas longas viagens pelo país.
Com um design que refletia a estética dos seus anos de operação e fabricação, esse modelo foi um dos preferidos por muitas empresas devido à sua confiabilidade estrutural e conforto para os passageiros.
Já o Busscar Jum Buss 360 Scania K113, apelidado de “Boi Bandido”, é um dos modelos mais emblemáticos e queridos entre os entusiastas de ônibus e era um desafio para os motoristas da Gontijo.
Esse modelo se destacou pela grande potência do motor Scania com 362cv e pelo excelente desempenho em viagens interestaduais da Gontijo, suportando bem as longas distâncias e variadas condições de rodovias brasileiras.
O apelido “Boi Bandido” vem da força do motor, associada à relação do câmbio de oito marchas muito curta, esse conjunto de potência extrema associado à necessidade de trocas de marchas muito rápidas era uma característica do K113TL da Scania. Era preciso passar por treinamentos intensos na empresa para “domar o touro”.
Ambos os modelos são lembrados com carinho pelos admiradores de ônibus e colecionadores de miniaturas de ônibus, que nesse caso tem na coleção de miniaturas de ônibus rodoviário, a possibilidade de resgatar parte da memória afetiva de suas vidas.
O apelido Boi Bandido na Gontijo
Aqui no Brasil, o touro bandido era o boi mais temido das arenas de rodeio, seu primeiro dono era um cigano que deu esse apelido ao animal, anos depois ele se transformou na maior estrela de qualquer competição das arenas de rodeio, por ser a mais difícil montaria entre todos os competidores.
Somente um peão conseguiu permanecer por 8 segundos na lomba do touro mais cruel das arenas. Bandido Viveu de 1994 à 2009 e atualmente tem uma estátua em sua homenagem na cidade de Barretos, no interior de São Paulo.
Na história do ônibus, a referência ao boi bandido se dá ao encontro do modelo ser comercializado e operado na mesma época de sucesso do touro.
Em 1996, a Gontijo adquiriu 30 unidades do ônibus Busscar modelo Jum Buss 360, montados sobre o chassi Scania K113TL, que dispõe de 362 cavalos de potência.
Esses veículos, que foram incorporados à frota da Gontijo na série 15 mil, tornaram-se rapidamente lendários dentro e fora da empresa. Eles operaram por quase 20 anos na Gontijo, marcando uma era até serem vendidos em 2017.
Devido à potência e ao porte desses ônibus, não era raro a empresa investir em treinamentos contínuos. Especialmente os motoristas novatos enfrentavam desafios significativos para dominar o manejo desses robustos veículos, conhecidos por exigir habilidade e precisão na condução. A prática constante ajudava a assegurar que todos os operadores pudessem aproveitar ao máximo as capacidades desses ônibus, garantindo segurança e conforto para os passageiros em todas as viagens.
O conjunto de engrenagens com configuração de 9 velocidades, 8 à frente + a Ré, era separada na alavanca em 4 + 4, sendo as primeiras 4 muito reduzidas, ou seja muito curtas para facilitar a arrancada do veículo, e as restantes mais longas, para manter uma boa faixa de “RPM”(Rotações Por Minuto do Motor) e assim uma boa velocidade de cruzeiro em baixas rotações, tornando o carro muito mais econômico e com muito menos desgastes nas partes internas do motor.
Profissionais do trecho costumam dizer que alguns motoristas que não sabiam ou que não tinham paciência de operar com o câmbio desse ônibus simplesmente já tinham o hábito de sair de terceira marcha, pulando para a quinta e desse ponto em diante continuando com as trocas normais até a oitava marcha.
Poucos utilizavam as marchas da caixa baixa, que demandava um certo conhecimento e que acabava sendo motivo de orgulho para os motoristas mais qualificados que conseguiam operar todas as marchas desse chassi.
Legado dos modelos na Gontijo
Esses modelos de ônibus não apenas definiram uma era, mas também ajudaram a moldar a percepção de viagem de ônibus no Brasil. Eles são um testemunho da inovação e do compromisso da Gontijo com a qualidade, e continuam a ser celebrados por entusiastas de ônibus e historiadores do transporte como verdadeiros ícones da rodovia brasileira.
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